Os 5 Passos de Niyamas

Na semana passada, eu publiquei sobre os primeiros cinco princípios da Yoga, os Yamas, ou seja, o que não se deve fazer. Não que seja mortalmente proibido, mas fica na consciência de cada um, lembrando a lei de ação e reação que rege o Universo.
Um colega meu me perguntou como ele poderia fazer para ter esses fundamentos em mente, e eu sugeri que, a cada dia, ele meditasse sobre um princípio e como eles são aplicáveis no nosso dia-a-dia, norteando a nossa conduta. A prática da Yoga, ou do Yoga, que seja, deve ser diária e não se atém apenas às posturas (asanas), mas também ao nosso comportamento ético.



Então, Nyama trata-se das observâncias ou disciplinas:
Saucha: purificação.
Não apenas a pureza de corpo, não basta apenas tomarmos nosso banho higiênico todos os dias, mas também trata-se de purificação da mente. Hoje em dia, nos conspurcamos por muito pouco, através de pensamentos impuros de ódio, inveja, palavrões, maledicência, a forma como muitos nos portamos, muitas vezes seguindo padrões esdrúxulos ditados pela mídia, sem ao menos questionarmos o porquê. Simplesmente, aceitamos porque está na "moda".
Cultivar a meditação, a oração, o humor, o otimismo, a gentileza, enfim, são essenciais para que o caminho de Saucha se faça possível.

Santocha: contentamento.
Trata-se de cultivar um estado interior de alegria. Apreciar o momento como é e não em como ele deveria ser. Ok, eu deveria ser rica e não sou, então, devo me focar no agora, e aproveitar toda a "riqueza" do momento, sem lamentação ou menosprezo.
Eu digo também que nem sempre é fácil estar sempre alegre, mas devemos manter a fé e a esperança como um alento para a mente. Todas as situações são passageiras, vamos confiar e entregar ao Universo, à Deus, à Força Maior, como você quiser chamar, todas essas situações, e procurar viver no nosso melhor.

Tapas: disciplina e força de vontade.
Austeridade, perseverança, É necessário tanto em nossa prática de Yoga, quanto no nosso dia-a-dia para trabalharmos e alcançarmos os nossos objetivos. Precisamos de força de vontade para viver, trabalhar, estudar, vencer, não nos envolver em confusões desnecessárias, focar no que realmente é importante para nosso crescimento como seres que somos, que merecemos felicidade, saúde, harmonia, e para esta conquista, precisamos ter disciplina com nossos pensamentos, sentimentos e ações.

Svadhyaya: estudo da metafísica da Yoga e de si mesmo.
Todo conhecimento envolve reflexão, todo estudo merece nossa atenção, principalmente o estudo de nós mesmos. Vivemos a vida nos aprimorando, nos observando e, assim, nos auto-reeducando quanto nossas posturas mentais, espirituais e sociais, perante a Vida e a nós mesmos, ao Universo.
A Yoga é um processo completo de auto-reeducação, abrangendo nosso ser de forma total.

Ishvarapranidhana: devoção e consagração.
Viver a vida com confiança em nós e em um Ser Supremo, novamente, digo, sob qual nome que você chame. Devemos ter atenção na Divina Presença que a tudo e todos permeia. Toda criação é manifestação divina, tudo e todos merecem nosso respeito. O Universo tudo permeia e sua energia permeia tudo. Tudo está conectado.
Como disse uma vez o astrofísico e cosmólogo Neil de Grasse Tyson:

"Estamos todos conectados uns aos outros, biologicamente,
conectados à Terra. quimicamente,
e ao resto do Universo, atomicamente."

Uma vida com sabedoria e simplicidade nos leva a viver melhor e com menos desperdício. O fato de não "cumprirmos" um desses fundamentos não significa pecado, mas devemos respeitar seus princípios, considerando a Yoga em suas posturas, tanto externas, como internas.
Eu busquei várias leituras antes de escrever esse post e o anterior (aqui), e eu também estou aprendendo e sempre estarei. Aprender para mim é um dos maiores prazeres da vida, um presente a ser agradecido diariamente.

Fiquem todos em paz.

Comentários

eu AMEI AMEI AMEI muito sua postagem, isso nos ajuda muito mesmo a nos entendermos melhor e achar um ponto de equilíbrio com a loucura da vida.

beijão

Vem conhecer um pouquinho daqui também: http://nossascoisasdecasal.blogspot.com.br/
Pathy Guarnieri disse…
O que dizer? Sensacional! Acho que se todo mundo colocasse essa 'filosofia' em prática, talvez estivéssemos melhor!

Beijo!
Nana Pinho disse…
To pra visitar teu blog a tempos, mas td tem sua a hr e cheguei hj vendo esse post maravilhoso.Foi uma luz pra mim de verdade, quero trazer algumas mudanças pra minha vida, estou me esforçando pra isso.
Esse post foi esclarecedor...

Beijos <3

Blog Nana Pinho em cores - Face - Insta Nana
Blog Cozinha Desande - Insta Cozinha
Compra disse…
Oi Antonia são 5 passos básicos e fundamentais para praticarmos no nosso dia a dia e levar uma vida mais leve.

Beijos

Aline
comprasdemulheres.blogspot.com.br
Lily's Nail disse…
Muito bom esse post, esses 5 passos são muito importantes para a saúde da alma.
Beijos

Lily’s Nail
Instagram @lilys_nail_
Paty Domingues disse…
Estou encantada com esses dois post sobre meditação, o princípios são um aprendizado para a vida inteira. Uma nova maneira de viver e se portar

Beijos!

EsmaltadasdaPatyDomingues
Unknown disse…
Comecei a fazer yoga recentemente, então gostei muito do que foi explicado no post.

Beijos
http://orangelily.com.br/
Jessi Quadros disse…
Adorei a postagem!
Adorei conhecer um pouquinho mais!

Bjs
www.garotadebotas.com
Juliana disse…
Achei demais essa postagem, fiz Yoga um tempo , não longo e não sabia nada disso kkkkkkk a professora não falava nada tbm.
Com certeza viveríamos em um mundo melhor com esses princípios.
Beijos

Www.unhasclassicasemodernas.blogspot.com.br
RoseBoxBlog disse…
sempre tive curiosidade de fazer yoga, não sei se conseguiria fazer as posições, mas a filosofia é bonita e sempre tento agregar ela ao meu dia!

bjoo

Tiemi
RoseBoxBlog
Gi disse…
Que bacana!!!
Estou pensando em começar yoga sozinha aqui em casa, estudar essas coisas vai ser importante para mim!!
Obrigada!

Bjukas!
Unhas&Tudo ♥
Oi quelida, saudade de vc. Como eu precisava seguir este caminho...enfim
Ótima semana,com muita paz.
Obrigada pela visita.
Beijos coloridos!♥♥♥
Vacieni Araújo disse…
Que interessante Antonia, muito bacana conhecer um pouco mais sobre a yoga e suas "práticas".

Bjokas da Vaci :*
https://blogpapodeesmalte.blogspot.com.br