Pular para o conteúdo principal

Dia da Abolição da Escravatura

Agradeço aos leitores que deixaram suas msgs pelo inbox do meu Face, e mesmo nos comentários aqui no blog mesmo ou na minha página =D

Então hoje é o dia da Abolição da Escratura, a Lei Áurea, assinada em 13 de maio de 1888, pela princesa Isabel, no entanto, a data não traz lá grandes celebrações, visto que o racismo no Brasil ainda é um assunto espinhoso, dolorido.


Eu me lembro do final de uma novela, não me lembro o nome, em que a abolição era assinada, então, quando começaram a vir os imigrantes italianos para o Brasil, para trabalharem, remunerados, nas fazendas, os escravos, aliás, ex-escravos, iam embora... para onde?
Com o fim da escravidão, não houve, na época, nenhum programa, nenhum projeto, nada que pudesse inserir o negro nesta nova sociedade pós-abolição, nada que o preparasse, após anos de cativeiro, humilhação e todo tipo de abusos. Nem a Igreja se compadeceu, diríamos, de milhares e milhares de pessoas que, assim se viam sem saber o que fazer claramente de suas vidas. O mercado de trabalho, na época, aceitava estrangeiros ou brancos para a mão de obra.

A luta contra o racismo perdura todos os dias... Incrível como o Brasil, uma terra em que os índios viviam aqui, e ainda vivem, uma terra que recebeu tantos africanos, ou seja, temos uma ancestralidade de negros e índios, tomou o padrão branco como norma. Ainda bato na mesma tecla das negras que "chapeiam" seus cabelos, maltratando-os com esses produtos químicos, para que fique um cabelo "bom". Sim, usar o cabelo natural, cacheado (tipo 3), ou crespo (tipo 4), é sinal de resistência, sim!

No Congresso, não chega a 10%,  o número de representantes negros, sendo que a população negra passa da metade. Na outra metade, incluo os brancos, descendentes de asiáticos, índios e toda e qualquer outra etnia que eu não esteja me lembrando agora.

O sistema de cotas ainda é visto com polêmico, e nas universidades não são raros os ataques de racismo. Eu fico pasma com o inimaginável ... como pode alguém discriminar uma pessoa pela sua cor de pele? Oi? Pela sua orientação sexual, pela sua aparência, pela sua condição social? E o racismo é um mal que assola o mundo todo e em muitas áreas da sociedade... Nos esportes, sem me estender muito, não é incomum oferecer banana aos esportistas negros, fora os xingamentos... de onde vem tanta ignorância, tanta intolerância???

E é como eu digo, e não adianta depois ficar postando mensagem bonitinha no Face, não... Não adianta ir para a igreja e rezar a Deus, se a criatura não sabe ao menos quem é o seu próximo.

O dia 13 de maio é dia de luta como todos os outros dias. Lembrando da cultura, da beleza, da força, das religiões de matriz afro, que sofrem uma covarde discriminação. Dentro da nossa sociedade brasileira, a cultura afro tem que fazer parte, sim. Temos muito o que aprender. Pode-se até ter quebrado as correntes em que os escravos estavam presos, mas em geral, as correntes do racismo estão em todos nós, sejamos aqueles que discriminam ou sofrem a discriminação.



Comentários

Antonia disse…
Adorei o que vocë escreveu, muito boa a sua colocação, por isso eu te admiro tanto, mulher inteligente e batalhadora. Concordo com tudo o que disse e parabens por escrever tão bem! Beijos!
Antonia disse…
Mercia, entendi que você fez esse comentário usando meu login... ihihihihi...

Postagens mais visitadas deste blog

Entrego, Aceito, Confio e Agradeço

Hoje, eu quero agradecer por todos os comentários deste blog. Eu tirei um tempo e li todos. TODOS, desde o primeiro post (alguns tem comentários, outros não, normal. Agradeço pelo carinho que tiveram de ler esses posts e comentaram. Obrigada por seu tempo =D

E quero compartilhar esse vídeo maravilhoso. É curtinho, sobre confiança e gratidão, o fato de
entregarmos o nosso caminho à um Poder Maior que nos rege, nos conduz e protege, não importa que religião você tenha, o que importa é a nossa fé, a força da nossa essência conectada ao Universo, o nosso caráter, como tratamos à nós mesmos e aos outros.

Eu acompanho o canal do Vinícius há um ano e meio, pelo menos, e gosto muito de fazer Yoga com os videos dele, mas aqui, estamos falando de uma filosofia de vida, que nos leva além dos limites, muitas vezes impostos pela nossa sociedade mercantilista e imediatista.

Peço que assistam ao video e meditem sobre essas palavras, que não são minhas, mas do professor Hermógenes, divulgador da Yog…

Qual o seu relacionamento com Deus?

Olá, tod@s!
Obrigada por todos os comentários do post anterior, li todos com atenção e agradeço com carinho =D

Bem, o assunto que tenho para este post é uma reflexão a qual tenho meditado esses dias: como está a sua relação com Deus? Como está o seu relacionamento com Jesus?

Seu relacionamento é algo direto, sem intermediários? Você permite que outras pessoas sejam suas "pontes" entre você e Deus, Jesus, a Consciência Suprema, o Poder Superior?

Desafie-se!

Oi tod@s vocês! Tudo bem?
O propósito do Concatenando Ideias é blogar quando estou afim e não ficar postando por postar... legal mesmo é quando estou na vibe de publicar alguma coisa como... hoje =D

Fiquei pensando... como a gente pode se propor novos desafios? E eu me propus dois neste início de ano. Fora outros que vou sugerir à vocês, mas coisas simples, do nosso dia-a-dia.

Eu acabei de cumprir o desafio dos 30 dias de prática de Yoga, pelo menos, de 15 à 30 minutos todos os dias. E foi um desafio que curti muito, pois eu tinha que desafiar as minhas preguiças e me disciplinar à atividade que só trás benefícios.
Agora, para mim, ficou muito mais fácil e, sem desculpas, para esta atividade física/mental que tanto amo.