O que é a Graça de Deus?

Esta pergunta me veio na cabeça neste fim de semana. Como sentir? Como explicar? Eu tenho lido muitos textos a respeito e meditado sobre o assunto. Este texto que vos escrevo hoje é apenas uma reflexão. Então, leia esse post com calma e vagar.

Como Espírita e espiritualista, digo que a graça de Deus se faz pelo merecimento, logo não seria graça, assim do nada, mas, sim, mérito, já que tudo o que fazemos, de bom ou não, tem ressonância no Universo. Todos nós somos responsáveis pela nossa própria salvação. Deus (ou a Consciência Superior, sinta-se livre para dar o nome que quiser, eu sei que a palavra "Deus" não é confortável para todos e eu respeito isso), nos criou impondo-nos a necessidade de crescimento pessoal, aprimoramento moral e desenvolvimento espiritual. 

Sim, somos Espíritos imortais vivendo experiências humanas. Sejam essas experiências felizes ou não, mas sempre no caminho da redenção do bem que deixamos de fazer em nossa existência. Somos responsáveis por nós mesmos.
Graça é benção... eu ainda vou passar muito tempo refletindo, principalmente, neste período de jejum, o qual tem sido um período de renovação para mim, como postei na publicação anterior.
A graça de Deus se manifesta em Sua bondade, misericórdia, Amor. Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. Como fomos criados por Ele, temos em nós o gérmen da sabedoria, do amor, da misericórdia, da bondade, da abundância, do poder de transformar e recriar. O que acontece é que nós ainda não conseguimos (alguns mais, outros menos) manifestar todo esse potencial ínsito em nós. 

A graça de Deus é o perdão que damos e que nos liberta. A graça se manifesta quando estamos em momento de oração ou meditação e sentimos algo mais, especial, elevar-se em nossa alma, que chega a nos tocar e nos faz até chorar, aquele momento de clareza e felicidade sem sabermos explicar exatamente o porquê. A graça também de dá quando alcançamos algo que pedimos em nossas orações. A graça se mostra quando nos libertamos de uma grande opressão, seja física, mental, espiritual ou emocional. Pode ser também quando nos livramos de um grande perigo que era iminente. 

Graça é o Amor de Deus em ação, sim, quando nos permitimos sentir e nos curar por este Amor, e para isso precisamos trabalhar o amor em nós mesmos, através do auto-respeito e do respeito pelos outros.
Quando falo sobre o amor à nós mesmos, não estou falando do "amor" egoístico", mas sim, um amor por nós como seres imortais, com tendência à bondade, à compaixão, de praticar o bem pelo Bem em si. É um amor com humildade, respeito, carinho, vontade de aprender, de ajudar, de partilhar, que se inicia em nós e envolve os outros, também combatendo preconceitos, pois os preconceitos são pedras que colocamos entre nós e Deus. Não há como amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, se não nos amamos. Não nos amando, não amamos o próximo, pois não há ressonância, empatia, e sem amar o próximo, não há compaixão, estando nós, então separados de Deus e longe de Sua Graça.

E para vocês, o que é a Graça de Deus?

Gratidão à todos por seus comentários, que tenho lido, só não consigo responder, porquê o formato não permite (como no outro blog), responder na página mesmo. Muita luz à todos! ॐ

Comentários

Pathy Guarnieri disse…
Antonia, seu post está maravilhoso! Concordo com cada palavra escrita!


Beijo!
Cores do Vício
Janaína Santos disse…
Muito bom seu post gostei muito.
Vocês escreve muito bem.
Beijos
Jana Makes Esmaltes e Cia
Instagram
Facebook
blog Usei Hoje disse…
Também acredito que seja alcançado por merecimento...

Bjim...
♡Blog
♡Instagram
Vacieni Araújo disse…
Que postagem incrível, concordo com cada palavra. A graça vem por merecimento e pra isso temos que saber amar a Deus, ao próximo e a nós mesmos.

Bjokas da Vaci :*
https://blogpapodeesmalte.blogspot.com.br
Helen Bezerra disse…
Post super reflexivo amada!
Adorei!

beijos
Anna Lê disse…
Nossa Antônia, me identifiquei muito com as tuas palavras viu. Penso bem como você.

Estou sentindo tua falta no Blog de esmaltes.

Beijo !

| Afonso Padilha . Detalhadamente - Instagram |

| O Blog Que Não é Blog - Instagram |

| Uni Colorato - Instagram |

| O Blog Que Não é Blog |
Anna Lê disse…
Super te entendo viu ;)

Bom final de semana amôura !

Beijão !
Lily's Nail disse…
Muito bom seu texto. E concordo com você em tudo.
Beijos
Lily’s Nail
Instagram @lilys_nail_
Anete Oliveira disse…
Muito bom o seu texto, me fez refletir. Pra mim a graça de Deus tbm está na natureza tão linda, qdo ouço o cantar dos pássaros e vejo a beleza das flores, por exemplo.O que sinto nesses momentos, algo tão positivo, só pode ser a graça de Deus agindo em mim.

Beijos/Kisses.

Anete Oliveira
Blog Coisitas e Coisinhas
Fanpage
Instagram
Paula Lopes disse…
Linda postagem, ótimo conhecer ideias diferentes sobre a graça de Deus. Pra mim a graça de Deus não é muito diferente, ela está em cada minuto do nosso dia, pois temos tanto a agradecer. Tenha um ótimo dia, beijos!

Blog Paisagem de Janela
www.paisagemdejanela.com
Janaína Santos disse…
Muito bom seu texto, adorei ficou perfeito.
Deus sempre está conosco e se estamos com ele tudo sera alcançado.
Beijos
Jana Makes Esmaltes e Cia
Instagram
Facebook
Gi disse…
Como vc escreve bem! Eu concordo contigo, inclusive sobre o fato de sermos imortais tendo uma experiencia como humanos. Não sei até q ponto isso me da medo ou calma, mas enfim, busco ser o meu melhor, não só em busca desse merecimento, mas para ser fiel ao que acredito e prego. Que é nada mais q um mundo e uma existência mais leve.
Obrigada por mais um maravilhoso texto!

Bjukas!
Unhas&Tudo ♥
Alice disse…
Lindo texto, vc manda muito na escrita!!
Beijoos

Esmaltadas de Alice